quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Terminei GTA 4 e achei inspirador falar um pouco do jogo


     Eu acabei de terminar a história do jogo GTA 4 e achei o fim inspirador. Eu particularmente me senti próximo do personagem principal, Niko. Próximo num sentido afetivo, me apeguei ao personagem, não tanto quanto com outros personagens de outras ficções, mas ainda assim me apeguei. Niko tem uma evolução na sua história que em algum momento me perdeu, como um amigo que você gosta mas que começa a fazer escolhas que você desaprova. Pela própria mecânica do jogo há escolhas que eu faço que mudam o rumo da história para um lado ou para outro, mas essas escolhas ainda não foram tantas para que eu pudesse me apegar mais a ele.

[A WILD SPOILER APPEARS - se você pretende jogar pule para o próximo parágrafo]
     Mesmo assim o final de sua história me toca pelo aspecto de que Niko não consegue obter exatamente o que quer quando vem à Liberty City. Niko é europeu (de algum país do leste, nunca especificado e que não é a Rússia) e chega sozinho na America com o objetivo de deixar para trás o passado, em que lutou numa guerra e foi traído por algum de seus companheiros em um acidente que matou todos os seus amigos e deixou três sobreviventes, Niko e mais dois. Niko foi dado como traídor e para que não sofresse com o isolamento em que foi deixado pelos conhecidos opta por vir para a América encontrar seu primo Roman.
[ENEMY SPOILER FAINTED - se você pretende jogar continue daqui]
     Quando chega em Liberty City Niko se depara com problemas e situações no mínimo complicadas, com as quais os imigrantes ilegais se deparam o tempo todo e ou não percebem ou não se incomodam por achar que é o rumo natural para subir na vida. Niko não se deixou iludir pelas cartas de seu primo Roman falando de suas "fortunas, mansões e mulheres" e faz constantes críticas à sociedade estado unidense.
     Além dessa breve nota sobre Niko, que inclusive poderia me induzir a escrever milhões de outras coisas sobre o jogo que talvez demonstrassem o porquê de eu gostar tanto dele, queria dizer que o fim dos créditos é incrível, a música acaba e Niko diz no completo silêncio e tela preta "Então é assim que o sonho se parece. Essa é a vitória que esperamos", então a imagem volta e Niko está aos pés da Estátua da Liberdade, aqui chamada Estátua da Felicidade, no ambiente mais calmo e tranquilo que eu vi no jogo até então, com o sol da manhã sobre si e o som do vento e dos pássaros cantando, claramente dizendo que haverá calma então depois de tanto sofrimento.

Só de brinde, o primeiro trailer oficial:

Nenhum comentário: