terça-feira, 13 de abril de 2010

Uma crítica à TV aberta

Vim falar mal da TV aberta no Brasil, portanto, se quiser me xingar, encontre outro lugar, se quiser debater, seja bem vindo.

Vou começar pelo SBT, que diga-se de passagem, eu não vejo há alguns anos, mas mantenho a minha opinião de que é um canal indiferente, mostra tudo que o povo gosta e não se submete tanto à crítica, ou pelo menos não passa essa impressão. Não tenho muito a dizer sobre.

Vamos então para a Record. Tenho menos ainda a dizer, mas vou deixar bem claro que acho no mínimo um tanto paradoxal um canal cujo dono é também dono da Universal, exibir um anime como Fullmetal Alchemist, que em algumas cenas denigre a imagem da Igreja, mas tudo bem. Aos muitos Edir Macedo ganha dinheiro em cima da fé dos seus telespectadores, mas como o próprio já tem muito dinheiro a impressão que tenho é de que o canal fica um tanto abandonado.

A Band não tem nada que mereça um grande destaque. Talvez o Brasil Urgente seja o programa mais "UOU!" do canal, sempre mostrando, enfatizando as piores partes e exagerando descaradamente o que acontece no mundo do crime, sendo preconceituoso em alguns casos, eu diria até incitando o preconceito.
O Programa da Márcia (grande tia Márcia!), mentiroso como só um programa daquele nível poderia ser, criando casos e mostrando mentiras como a transformação MILAGROSA(!!!) de uma mulher TÃO feia, mas TÃO feia, que se ela entrar numa creche, as crianças saem correndo (eu ri xD), em uma mulher bonita (me perdoem mulheres MUITO, MUITO feias, não tenho nada contra vocês, mas no mínimo vocês devem ter noção de sua condição estética).

Chegamos no pior, na minha opinião. A Globo. Novelinhas malditas com quase nenhum conteúdo, noticiários manipuladores (não que os outros canais também não tenham), filmes (muito) reprisados, picotados, programação infantil fraca (muito) e o pior, programas que cultuam a alienação.
Começando pelas novelas. Estava pensando hoje, toda novela começa interessante. Claro, o enredo começa original, mas ele deve ser aprovado pela opinião pública, e aí já era. Os roteiristas se rendem ao maldito, desgraçado do Ibope e acabam tornando suas tramas na mesma merda de sempre.
Programação infantil, "taca desenho, que tá tudo certo.", claro, desde cedo manipularemos nossas crianças pra que elas não aprendam a pensar, num país onde pensar é substituído pela novelas das nove, o BBB e outros lixos, pra que elas vão querer pensar. Investe-se em desenhos que prezam pelo entretenimento, mas não pelo aprendizado, e isso não é ruim, mas também não é bom.
Programas "culto à alienação" dispensariam comentários em um país crítico, mas sinto dizer que por uma vasta maioria, e me dói dizer isso, não é o nosso caso. Por programas "culto à alienação", me refiro à BBB, Vídeo Show, programas das tardes de domingo (da Globo ou não). Vídeo Show, um programa de TV que fala da TV, puta caso de intertextualidade, pena que aliene pra caralho. Não basta ver a novela das nove, eu tenho que ter um resumo do que aconteceu na hora do almoço, com comentários dos atores, montagenzinhas whatever fazendo graça sobre o encontro do personagem fulano da novela das nove, com o cicrano, interpretado pelo mesmo ator em uma novela passada, ou coisa do tipo, resumo de TUDO que acontece no BBB, quem comeu quem, quem brigou com quem e por aí vai. Malditas sejam as tardes de domingo, não passa nada que presta na TV, todos os canais tem o mesmo programa com apresentadores diferentes e algumas vezes quadros diferentes, mas geralmente com o mesmo fim, te manter mais preso à merda da programação semanal, ou te manter fora da realidade além do seu portão.

Se eu não gosto, por que eu assisto TV?
Eu não assisto. Evito ao máximo, mas não moro numa caverna e nem desejo morar. Tenho que me manter informado de alguma forma.

Não falei da Cultura, não porque a desconsidere, mas porque estou levantando podres da TV brasileira, e devo dizer, eu não achei nenhum na Cultura. Pelo mesmo motivo não citei algumas coisas boas dos outros canais.
É algo a si pensar.

E fica meu protesto silencioso e um pedido.
Se alguém aí se sente assim também, na medida do possível, deixem de ver TV, ou passem a assistir a Cultura. Só se exibe aquilo que o povo assiste.

4 comentários:

Ariadne disse...

não acha que houve um pouco de exagero aí?
nem tudo que presta está na cultura e nem tudo de ruim está na Globo, assista tv durante um mês e aí sim acho que você vai poder escrever com real propriedade ^^
ps: de todos os jornais que vão ao ar na tv aberta, o que eu considero melhor é o Jornal Nacional e aquele que passa meia noite, não sei o nome T.T, apesar de meio sensasionalista, a Globo entende MUITO bem sobre como fazer jornalismo, muito mais que a cultura inclusive.

Cauê Chu'bS disse...

bebê, levantei podres
não disse que a Globo era tudo de ruim, nem que a Cultura era tudo de bom =P
mas até concordo com você sim
só falta tempo pra fazer isso =x

Ariadne disse...

Chu, só achei que você generalizou MUITO, elevando a um patamar super elevado a cultura e desmerecendo todos os canais.
Isso sem contar que você nem citou RedeTV e MTV, que tem começado a se destacar com seus programas de humor (não só isso, né? a mtv tem aparecido com uns programas bem legais na programação, tipo o debate e o 16 and pregnant), Band (que foi totalmente ignorada aqui) tem o cqc que, na minha opinião, é o melhor programa humorístico da tv e já que coisas inteligentes e políticas são importantes para você, o cqc abrange isso (vide a polêmica em volta da tv de plasma com gps, você provavelmente ouviu falar disso).
Enfim, me entristeceu sua opinião sobre a tv aberta, porque de certa forma você desmereceu algo que não conhece muito, continuo propondo que você assista um mês de tv, todos os canais e aí sim reescreva esse texto.
Não tem cultura só quem pode pagar a net, a sky ou a directv, tem cultura quem quer e te garanto que existem programas que salvam até no sbt e na record, é só saber o que e em que horário assistir.

Cauê Chu'bS disse...

acho que você não entendeu o que eu disse, mas primeiro:
Esqueci a RedeTV =x malz aí...
a MTV é aberta? O:
ok, no final do texto fiz uma referência meio torta para que assistam à Cultura =P (foi impulso)
mas como já disse, estava levantando PODRES, eu não citei nada bom em nenhum canal
a Globo tem séries ótimas, que eu não citei e o SBT também e de fato não falei da Cultura, porque não lembrei de nada ruim
meu objetivo era expor coisas ruins,
não fazer uma avaliação.

NÃO fui imparcial
e eu sei disso =P

e claro, eu aceito refazer o texto quando tiver base para uma avaliação completa da TV aberta
o que vai demorar um pouco muito =x

mas obrigado por trocar uma idéia xD
é sempre bom ver que alguém entra no blog =D