sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Whatever - manifesto e mensagem


A manifestação que eu to comentando foi uma PIXAÇÃO, na verdade. Eu to chamando de manifestação no sentido de ser um pixo com a intenção de manifestar uma ideia

Sobre as pessoas burras: eu quis dizer que todos somos burros num primeiro momento. Então é uma dica para só discutirmos com pessoas que julgamos que valham a pena manter uma discussão (o que exige uma quantidade de informações prévias à discussão). Isso é interessante pra debater ideias? NÃO. Mas é a maneira que encontrei de manter a minha paz de espírito (ou pelo menos parte dela). Digo isso pois me irrita muito tentar argumentar com alguém que é incapaz de interpretar um texto (ou que realmente usa de artifícios para desviar a discussão).

Sobre a relação manifesto x mensagem: antes de tudo, preciso deixar claro que eu sou a favor de qualquer manifestação que NÃO seja motivada por ódio, independentemente da qualidade da manifestação em passar uma mensagem clara.

o meu problema com manifestações que não passam mensagens claras é que são manifestações que circulam positivamente entre pessoas que já estão por dentro da causa envolvida, mas que não são efetivas no sentido de levar a sua mensagem a pessoas que ainda não estão cientes sobre a causa.

Eu não acho inválido, acho problemático. Mas ainda assim válido (e necessário). Foi o caso dessa manifestação recente.

Pessoas que já estão cientes da causa são capazes de perceber ou relacionar a profundidade de um ato "agressivo", pois têm referências intelectuais para isso. Uma pessoa leiga (até porque não existe o hábito de questionar o status quo) precisa ter a sua atenção capturada por uma mensagem clara que seja capaz de motivá-la a procurar mais informações sobre o assunto a ser discutido.

Nenhum comentário: