segunda-feira, 29 de março de 2021

minha pauta do Apontando o Dedo 11

STF envia à PGR denúncia contra ministro da Justiça por abuso de autoridade

https://congressoemfoco.uol.com.br/governo/stf-envia-a-pgr-denuncia-contra-ministro-da-justica-por-abuso-de-autoridade/

de João Frey no Congresso em Foco 


Na sexta 19 de março, a deputada Natália Bonavides (PT-RN) protocolou uma notícia-crime contra o ministro da Justiça, André Mendonça, pela aplicação da Lei de Segurança Nacional como instrumento de intimidação, crime previsto na Lei de Abuso de Autoridade nº 13.869/19, onde pede que o ministro seja afastado.

O documento foi enviado pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF, para a PGR na terça 23.

Em paralelo, no sábado 20, a bancada da minoria na Câmara dos Deputados protocolou notícia crime também contra o ministro André Mendonça por uso do cargo para defesa da agenda política do presidente. O documento também pede o afastamento do ministro e pode ser lido na íntegra aqui.

Também na semana passada, o grupo Cala Boca Já Morreu, de advogados, levantou 200 casos de pessoas enquadradas segundo a Lei Segurança Nacional (LSN) por críticas ao governo.

Além deste grupo, outros advogados estão se organizando em defesa daqueles que tiverem seus direitos cerceados por fazerem críticas às atitudes e medidas do presidente.

Talvez acuado, o presidente voltou a falar da possibilidade de decretar Estado de Sítio.



Em sessão de 13 horas, é decidido o impeachment do governador de Santa Catarina

https://ndmais.com.br/politica-sc/ao-vivo-acompanhe-em-tempo-real-o-julgamento-do-impeachment-de-carlos-moises/

nd+


O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) votou na última sexta pelo afastamento de até 120 dias de Carlos Moisés do cargo de governador por crime de responsabilidade na compra de 200 respiradores pulmonares que foram pagos, mas não entregues.

Assume a vice governadora, Daniela Reinehr (uma literal na*ista), como governadora interina. e segue o processo de impeachment de Carlos Moisés.

Este foi o segundo pedido de impeachment contra Moisés e incluía a vice, mas Daniela teve seu nome retirado do processo no último 13 de outubro, quando uma comissão especial aceitou por unanimidade o parecer de Valdir Cobalchini (MDB) que não vê omissão da vice sobre o crime (diferente de quando foi perguntada por um repórter sobre a relação do pai dela com revisionismos históricos negacionistas do holocausto).



Amazonia, o novo single dos franceses do Gojira

https://jornalggn.com.br/musica/amazonia-o-novo-single-dos-franceses-do-gojira/

de Tatiane Correia no GNN


A banda Gojira lançou na sexta 26 de março o single Amazon. O clipe da música contém cenas gravadas para o documentário Híbridos: Os Espíritos do Brasil e incluem queimadas na região amazônica e protesto de grupos indígenas na Praça dos Três Poderes.

A banda apoia publicamente a demarcação de territórios indígenas e faz o lançamento como uma iniciativa de colaboração e arrecadação de fundos. As arrecadações são destinadas à Articulação dos Povos Índigenas do Brasil (APIB).

Outros músicos da cena declararam apoio e contribuíram com doações. O clipe oficial pode ser visto aqui



Homem vestido de morte recepciona turistas com destino ao Litoral Norte

https://costanorte.com.br/cidades/ubatuba/sinistro-homem-vestido-de-morte-recepciona-turistas-com-destino-ao-litoral-norte-1.289320

Costa Norte


Na tarde da sexta 26 de março, motoristas que trafegavam pela Rio-Santos foram recepcionados por uma pessoa fantasiada de Morte e carregando uma cruz preta. Simultaneamente, uma barreira sanitária foi instalada pela prefeitura de São Sebastião que parava os veículos com placas de fora da cidade e testava os ocupantes para tentar garantir que infectados de Covid-19 não entrassem no município.

Com o engarrafamento quilométrico causado pela barreira, a ação do manifestante solitário ficou ainda mais notável e gerou constrangimentos

A barreira segue em ação até 2 de abril.

Nenhum comentário: