domingo, 14 de agosto de 2016

RolêCast #1 (ainda por escrito)

[01:27, 6/7/2016] Chu:
- Debate u.u Nossa, vou ter que parar o trabalho =.= Mas debate...

[01:28, 6/7/2016] Drunga:
- Tema?

[01:28, 6/7/2016] Chu:
- It's kinda leite... Voto por problematização, e vocês?

[01:28, 6/7/2016] Drunga:
- Pode ser.

[01:29, 6/7/2016] Chala:
- Problematizar a problematização, e ainda tem gente que diz que não se faz filosofia fora da academia, pff... Isso aqui é metafilosofia pura.

[01:30, 6/7/2016] Nicolas:
- Em química, tudo com meta é desidratado. Meta anfetamina, por exemplo

[01:31, 6/7/2016] Chu:
- Meudeus! Nicolas = ciência inútil.

[01:31, 6/7/2016] Chala:
- É a filosofia feita no deserto...

[01:31, 6/7/2016] Drunga:
- HAHSHAHSHAHA Nossa, chala...

[01:31, 6/7/2016] Chu:
- Nossa senhora .-.

[01:31, 6/7/2016] Drunga:
- Chu, começa o debate vai HAIUHSIui

[01:31, 6/7/2016] Nicolas:
- Espera eu fazer um miojo?

[01:31, 6/7/2016] Chu:
- AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAaaa! Porra, véi uashuahsasuh

[01:32, 6/7/2016] Nicolas:
- To zuando hahaha

[01:32, 6/7/2016] Chu:
- Vou botar ordem nessa espelunca!

[01:32, 6/7/2016] Chala:
- Adoro quando você usa essas palavras xD

[01:33, 6/7/2016] Nicolas:
- O Chu leva as coisas a sério demais, precisa de mais James Baxter na vida dele.

[01:33, 6/7/2016] Chala:
- husaHuAshuaa Jaaaames Baxter!

[01:33, 6/7/2016] Chu:
- É que se eu não levo a sério, eu não faço :( Who's James Baxter? Me soa familiar :T

[01:34, 6/7/2016] Nicolas:
- Hora de Aventura,  um cavalo em cima de uma bola.

[01:34, 6/7/2016] Chu:
- Ah, podepá aushuashuashasuhusa
Ok, vai: de início, eu achei que problematização ia ser difícil de problematizar, porque eu pensei que a gente não ia conseguir se estender muito. Aí nos últimos dias eu fiquei pensando sobre o tema e encontrei algumas dúvidas que eu queria por na roda, depois de ouvir a Drunga explicar o que é problematizar. porque como homem "branco", hétero, cis, classe média, eu não me sinto muito no direito de questionar a problematização alheia...

[01:36, 6/7/2016] Drunga:
- A Drunga é o dicionário do debate, no caso eu mesma.

[01:37, 6/7/2016] Chu:
- "A Drunga é o dicionário do debate", justamente. Então, dicionarize-nos!

[01:38, 6/7/2016] Nicolas:
- Amei essa palavra.

[01:38, 6/7/2016] Chu:
- Foda, né?

[01:39, 6/7/2016] Drunga:
- Não sei explicar o que é porque pra mim é meio óbvio, fui no tio gugou.
Problematizar: 1) é desprender-se criando uma distância crítica que nos permita não ser mais engolidos nem escravizados pelo que produzimos. 2) Ato de criar um determinado problema, situação.
...
Achei uma melhor: Atribuir natureza ou caráter de problema a: problematizar um assunto banal.
Fazer com que fique problemático; tornar complicado; complicar: vive problematizando a vida com péssimos relacionamentos. Fazer questionamentos ou colocar dúvidas; questionar: problematizar um ponto.

[01:40, 6/7/2016] Chala:
- Uma sugestão: o que é um problema?

[01:41, 6/7/2016] Nicolas:
- Logo existem dois pontos de problematizar, pelo que eu entendi...
A: você cria o problema em algo que supostamente não tinha.
B: analisar de modo mais critico algo que tem um problema que pode passar despercebido para certo grupo de pessoas (héteros ou brancos, por exemplo).

[01:42, 6/7/2016] Chu:
- Ponto importante esse, Nicolas. eu tava querendo falar isso, mas não tava achando as palavras uhasuhas e acho que esse ponto bate na questão que o Chala tinha levantado. Alguém consegue responder a pergunta do Chala? ou o próprio Chala quer elaborar?
Aliás, eu complementaria a pergunta do Chala com: é um problema para quem?

[01:45, 6/7/2016] Nicolas:
- O problema em si é algo difícil de falar o que é.

[01:47, 6/7/2016] Drunga:
- Problema pra mim é quando algo me perturba, me incomoda e me faz mal de alguma maneira,
e algo que é problema pra mim pode não ser pra vocês, por exemplo: sair de short curto.

[01:47, 6/7/2016] Chu:
- Esse debate vai ser truncado uahsuahs
Aham, e também tem coisas que podem se tornar problemas, né? Eu hoje me incomodo com pontos machistas, e antes passava despercebido.

[01:49, 6/7/2016] Nicolas:
- Até xingamentos capacitistas se tornaram um problema pra mim.

[01:48, 6/7/2016] Chala:
- A colocação do Nicolas me faz pensar: quando "criamos" (ou expomos) um problema, é problema no sentido teórico ou prático?
No sentido teórico, penso numa questão que a princípio se apresenta como insolucionável. Prático, eu penso na concepção que a Drunga expôs: algo que perturba/incomoda.

[01:48, 6/7/2016] Chu:
- Qual é o sentido teórico?

[01:49, 6/7/2016] Drunga:
- Um problema teórico seria tipo dividir 0 por 0?

[01:49, 6/7/2016] Chala:
- Exemplo de problema teórico: o ser humano é livre?
- Exemplo de problema prático: não consigo sair na rua com roupa x sem receber ofensas.

[01:50, 6/7/2016] Chu:
- [Falando do problema teórico] Tem uma infinidade de respostas cabíveis aí, segundo uma infinidade de teorias, e a gente pode discutir isso até ano que vem.

[01:50, 6/7/2016] Chala:
- É só um exemplo pra contrastar com o problema pratico.

[01:50, 6/7/2016] Drunga:
- (Perceba a diferença de uma pessoa de humanas pra uma de exatas)

[01:51, 6/7/2016] Nicolas:
- Caralho, eu não pensei que ia ter algo pra falar sobre isso e estamos falando tudo isso só pra entender o que é problema, pra aí sim falar da problematização...

[01:51, 6/7/2016] Chu:
- Né?

[01:51, 6/7/2016] Drunga:
- Nicolas, você achou que não tinha o que falar sobre nudes também ahuishaisa

[01:51, 6/7/2016] Chu:
- O problema do assunto não é não ter o que falar, é que é profundo demais...
Ah, queria colocar mais uma coisa. Duas, na verdade... Não posso deixar de pensar que o problema varie de acordo com a situação e com as pessoas. Então, tudo pode ser problematizado porque tudo tem potencial de incomodar alguém em algum nível, e isso me faz pensar que as coisas que incomodam talvez não fossem tão incômodas se não fizessem parte de uma estrutura sistemática...
Acho que cheguei numa utopia uashuahs
Vou supor um absurdo, que foi o que veio na cabeça:
Uma sociedade onde seja de boas fazer piada de preto ladrão, mas onde ninguém de fato se importa com a cor de pele de ninguém. E a utopia disso tá no fato de que se ninguém se importa, a piada "preto ladrão" imediatamente desaparece. e voltamos a onde eu comecei: tudo pode ser problematizado por alguém em algum momento. Aí, tenho uma dúvida (mais uma): toda problematização é válida?

[01:56, 6/7/2016] Nicolas:
- Mas problematizar é: apontar um problema que passou despercebido ou inventar um problema?

[01:57, 6/7/2016] Chu:
- Acho que não dá pra inventar um problema do nada oõ

[01:57, 6/7/2016] Drunga:
- Eu faço parte de um grupo no Facebook que uma vez surgiu um tópico: ''as piores problematizações que vc já viu''. Teve gente comentando até que criar gato era apropriação cultural (sim eu fui no post do grupo ver isso pq tem cada coisa que eu to ?!?!?!?!).
Problematizar é apontar um problema em uma situação x.

[01:57, 6/7/2016] Nicolas:
- Drunga acabou de dar um exemplo hahaha

[01:57, 6/7/2016] Drunga:
- Mais um do post ''gente dizendo que gostar de frio é eurocentrismo''

[01:58, 6/7/2016] Chu:
- É, então, eu pensei aqui: a galera que não se sente representada num governo democrático e quer uma ditadura tá problematizando uma situação que incomoda eles.

[01:58, 6/7/2016] Nicolas:
- Problematizar virou um verbete de mimimi, e não de debate...

[01:58, 6/7/2016] Drunga:
- Problematizaram colocar nome de comida em animal de estimação. Falaram que feijoada vegana era apropriação cultural...
Tá, parei...

[01:58, 6/7/2016] Chu:
- aushuash Drunga está trazendo problemas pro debate uashuas
Esse vai ser o debate das perguntas...

[01:59, 6/7/2016] Drunga:
- Estou dando exemplos de problematizadores descontrolados.

[01:59, 6/7/2016] Chu:
- Tá difícil achar respostas uashaush

[02:00, 6/7/2016] Drunga:
- Respondendo o Chu ali em cima: Não acho que toda problematização seja válida. Esses exemplos que eu dei ali não são válidos.

[02:01, 6/7/2016] Chu:
- Certo, concordo. Mas não dá pra dizer que não existe um valor moral na nossa não validação dessas problematizações. Agora, valor moral é uma coisa muito complicada...

[02:04, 6/7/2016] Drunga:
- Não vamos entrar em valor moral D:
...
''O amigo de uma menina disse que o snapchat que deixava o povo com cara de tomate era problemático, porque muita gente não tem o que comer e se sentiria ofendido. HAHAHA''
GENTE HIUASHAIUSA

[02:05, 6/7/2016] Chala:
- Parece que avançamos no seguinte (me corrijam se estiver errado): problematizar envolve necessariamente contestar um costume.

[02:05, 6/7/2016] Chu:
- Isso, Chala

[02:05, 6/7/2016] Drunga:
- Sim, chala

[02:05, 6/7/2016] Nicolas:
- SIM!

[02:05, 6/7/2016] Chu:
- lol, consenso enfim aushuahs

[02:06, 6/7/2016] Chala:
- htaahuash

[02:06, 6/7/2016] Nicolas:
- Problematizar então é: expor um ponto, para gerar reflexão, sendo esse ponto válido ou não. Levando a validez do ponto em consideração ao valor moral de quem está sendo exposto à problematização.

[02:07, 6/7/2016] Drunga:
- Isso, Nicolas

[02:07, 6/7/2016] Chu:
- Válido ou não = problematizar é um exercício independente do julgamento moral.
MEUDEUS, vamos enlouquecer

[02:08, 6/7/2016] Nicolas:
- Hahahaha

[02:08, 6/7/2016] Chala:
- Independe do julgamento moral?

[02:08, 6/7/2016] Nicolas:
- Sim.

[02:09, 6/7/2016] Chala:
- Acredito que envolva tomar partido ideológico e, eventualmente, propor uma moral.

[02:09, 6/7/2016] Chu:
- Quis dizer: problematizar é uma ação, apenas. O problema levantado é que vai exigir julgamento moral.

[02:09, 6/7/2016] Nicolas:
- Seu julgamento moral conta na sua opinião sobre a problematização.

[02:09, 6/7/2016] Chu:
- Isso Nicolas.

[02:09, 6/7/2016] Nicolas:
- Existem dois pontos aí chu. Tem a pessoa que problematiza ( a qual acredito o Chala estar falando), e a pessoa que interpreta (a que o chu está falando).

[02:10, 6/7/2016] Chu:
- Pootz, sim :X

[02:10, 6/7/2016] Chala:
- Por exemplo, marxistas problematizaram a crença de que a desigualdade era causada pela natureza ou por algum agente sobrenatural.

[02:10, 6/7/2016] Drunga:
- Nossa...

[02:11, 6/7/2016] Chala:
- Isso implicou em taxar de imoral aqueles que detinham meios de produção e eram causadores reais da desigualdade.

[02:11, 6/7/2016] Chu:
- Aham.

 [02:11, 6/7/2016] Nicolas:
- Problematizar é o ato de expor um ponto, o julgamento moral dos participantes do debate é independente.

[02:12, 6/7/2016] Chu:
- Mas para problematizar, é necessário um julgamento moral. moral>problematização>moral...

[02:12, 6/7/2016] Nicolas:
- Sim, mas o ato de fazê-lo não.

[02:12, 6/7/2016] Chu:
- Aham. Ó, já concluímos duas coisas...

[02:13, 6/7/2016] Chala:
- O ato de problematizar não implica tomar uma determinada perspectiva moral? Não entendi como funcionaria.

[02:13, 6/7/2016] Drunga:
- O ato de problematizar precisa sim de um julgamento moral, senão não faz sentido.

[02:14, 6/7/2016] Chu:
- Vocês tem razão .-.

[02:14, 6/7/2016] Drunga:
- ''Ah to problematizando aqui de boas porque to com fome'' seria tipo isso? E não porque a moral da pessoa acusou aquilo de estar errado?

 [02:14, 6/7/2016] Chala:
- A menos que problematizar seja apenas levantar a questão e suspender crenças antes tidas como certas.

[02:15, 6/7/2016] Chu:
- Mas não tem como levantar a questão sem moral...

[02:15, 6/7/2016] Nicolas:
- Mas o que quis dizer, é que o tipo de moral da pessoa não interfere em problematizar, Se ela é de esquerda ou direita, saca?

[02:15, 6/7/2016] Chala:
- Daí de fato parece independer de uma moral.

[02:15, 6/7/2016] Chu:
- Mas é a moral que vai fazer levantar a questão.

[02:15, 6/7/2016] Chala:
- Aaah, isso sim. Um fascista pode problematizar.

[02:15, 6/7/2016] Nicolas:
- Sim.

[02:15, 6/7/2016] Drunga:
- Gente, você só problematiza uma coisa que pra você ta errado e com a intenção de mudar o ponto de vista de outras pessoas.

[02:15, 6/7/2016] Chu:
- Aham.

[02:15, 6/7/2016] Nicolas:
- Não necessariamente errado. Bolsonaro problematiza o fato de não vivermos em ditadura, e o fato de não poder torturar. Isso que queria dizer...

[02:16, 6/7/2016] Chala:
- Talvez problematizar não implique em concluir nada. Mas tão somente suspender nossas crenças sobre determinado assunto, antes tidas como óbvias.

[02:16, 6/7/2016] Chu:
- Isso!

[02:16, 6/7/2016] Drunga:
- Tá, uma coisa que você concorda, que pra você é moralmente errado.

[02:16, 6/7/2016] Nicolas:
- Sim.
Problematizar é se opor a algo em argumentos, num meio social que aquilo é tido como absoluto. Sendo isso explícito ou não...

[02:17, 6/7/2016] Drunga:
- Nicolas a gente ta falando a mesma coisa.

[02:17, 6/7/2016] Chala:
- Ou pelo menos dominante.

[02:18, 6/7/2016] Nicolas:
- Eu to tentando fazer miniconclusões pra eu entender melhor hahaha

[02:18, 6/7/2016] Drunga:
- Ah, sim ahsha

 [02:18, 6/7/2016] Chala:
- Mas será que implica mesmo tomar uma posição? Talvez a tomada de posição venha depois.

[02:18, 6/7/2016] Chu:
- A tomada de posição seria o julgamento moral. Ou uma das formas de julgamento moral.

[02:18, 6/7/2016] Nicolas:
- Meudeus, quero debates em mesas de bar.

[02:18, 6/7/2016] Chu:
- Em mesa de bar não dá pra gravar :(

[02:19, 6/7/2016] Chala:
- Talvez problematizar seja levantar a possibilidade de uma crença dominante ser falsa... Mas sem tomá-la como imediatamente falsa. Eventualmente no fim da problematização, a crença dominante pode se fortalecer.

[02:19, 6/7/2016] Chu:
- Sim sim. Mas a dominância da crença ainda depende do meio.

[02:19, 6/7/2016] Nicolas:
- Crença dominante em X meio.

 [02:20, 6/7/2016] Nicolas:
- A problematização é jogar água em um vulcão, ou um fósforo no balde de água.

[02:20, 6/7/2016] Chu:
- Explica melhor, Nicolas .-.

[02:21, 6/7/2016] Nicolas:
- É uma fagulha opositora a um meio dominante.

[02:21, 6/7/2016] Chala:
- Não sei se implica oposição... pode significar uma temporária neutralidade (pelo menos na intenção).

[02:21, 6/7/2016] Drunga:
- Nossa eu tava entendendo, aí o Nicolas veio com o balde de água...

[02:21, 6/7/2016] Nicolas:
- Verdade...

[02:21, 6/7/2016] Chu:
- aushashu

[02:21, 6/7/2016] Nicolas:
- Hahahaha

[02:21, 6/7/2016] Chu:
- "Temporária neutralidade"... Bom nome de música.

[02:21, 6/7/2016] Chala:
- husahuas

[02:22, 6/7/2016] Nicolas:
- Parece um filme sobre corrupção.

[02:22, 6/7/2016] Chu:
- Eu quase consigo ouvir os nossos cérebros pensando.  Eu to há vinte minutos tentando formular uma pergunta e não acho as palavras...
Falando de sistema, só dá pra problematizar uma estrutura de poder quando vc tem algum poder de voz nessa estrutura.

[02:23, 6/7/2016] Nicolas:
- Por mim, acredito já ter acabado haahaha

[02:24, 6/7/2016] Drunga:
- Eu não to entendendo onde essa discussão ta indo...

[02:24, 6/7/2016] Chu:
- Também não, Drunga .-.

[02:24, 6/7/2016] Nicolas:
- [Respondendo Chu] Sim e não.

[02:24, 6/7/2016] Chu:
- Por que, Nicolas? Ah, não, desculpa! Me expressei mal.

[02:24, 6/7/2016] Nicolas:
- Tu pode problematizar algo em contexto nacional numa mesa de bar.

[02:25, 6/7/2016] Drunga:
- Aliás, você deve problematizar algo de contexto nacional no bar hauihsuai

[02:24, 6/7/2016] Chu:
- Aham, aham!
Eu quis dizer fazer a sua problematização ser ouvida. Por exemplo: a Internet permitiu que muita gente tivesse acesso a problematizações e estudasse questões e se empoderasse, mas também permite que gente ociosa problematize coisas idiotas.

[02:25, 6/7/2016] Nicolas:
- Tu precisa veicular sua problematização. Quando não chega às outras pessoas isso tem um nome também: RESMUNGO.

[02:26, 6/7/2016] Chu:
- Então, a minha questão é que a ditadura se faz em cima disso. Você inviabiliza que as pessoas veiculem suas problematizações.

[02:26, 6/7/2016] Nicolas:
- Ah, sim.

[02:27, 6/7/2016] Chu:
- Gente, eu to sinceramente com a cabeça doendo .-.

[02:27, 6/7/2016] Drunga:
- Gente, eu to sinceramente com a cabeça desligando .-.
Sério mesmo, eu não to entendendo onde esse tema tá indo hauishuia

[02:28, 6/7/2016] Chu:
- Eu acho que a gente podia encerrar :/
Mas ó, a gente dissecou o tema. foi interessante, mas foi meio inútil aushuash
A gente ficou correndo em círculos haha
Mentira, não foi inútil, a gente abriu várias dúvidas.

[02:29, 6/7/2016] Chala:
- Teve mais filosofia que minhas aulas.

[02:29, 6/7/2016] Chu:
- E são coisas que vão mudar o meu modo de encarar problematizações e julgá-las moralmente.
ISSO É FILOSOFIA, PORRA!

[02:29, 6/7/2016] Nicolas:
- Sim, rodamos em círculos, mas conhecemos mais o caminho a cada volta.

[02:29, 6/7/2016] Chu:
- Filosofia se faz com os miges no whatsapp, mané academia.

[02:30, 6/7/2016] Drunga:
- Que profundo esse fechamento.

[02:30, 6/7/2016] Chu:
- Profundidade é nosso nome do meio.

[02:30, 6/7/2016] Drunga:
- Queria deixar vcs com esse texto que eu não li mas é sobre isso (e eu precisava salvar em algum lugar pra ler depois).

[ http://www.uel.br/grupo-estudo/geeep/pages/sintese-das-discussoes/a-metodologia-da-problematizacao-e-suas-etapas.php ]

[02:31, 6/7/2016] Chu:
- Queria recomendar a leitura desse livro que eu não li, mas vocês vão curtir, tá?

[02:31, 6/7/2016] Drunga:
- Gente é metodologia de problematização HUIASHIUHSUIA

[02:31, 6/7/2016] Chu:
- Quero mais desses debates.

[02:33, 6/7/2016] Chalaça:
- Foi muito massa :D

[02:31, 6/7/2016] Chu:
- Só não digo pra fazer agora porque a cabeça tá girando e tenho que terminar o trabalho u.u
Próximo tema: relacionamentos.

[02:33, 6/7/2016] Drunga:
- Isso! e depois legalização de drogas

[02:33, 6/7/2016] Chu:
- Nó! Só assunto suave.

Nenhum comentário: