segunda-feira, 15 de março de 2021

minha pauta do Apontando o Dedo 9

Militares comandam 16 estatais com salários de até R$ 106 mil

de Talita Laurino no Metrópoles

A indicação de Silva e Luna para a chefia da Petrobrás reforça o elevado número de oficiais das Forças Armadas no comando direto de estatais. Ao todo 16 militares presidentes num total de 46 empresas (vale lembrar que dos 21 ministérios, 10 são chefiados por militares)

Silva e Luna será o militar mais bem pago entre os CEOs das estatais. Com salário base de 106 mil, somados os benefícios e bônus, a contratação pode custar até 226 mil por mês.

Além da Petrobrás, os oficiais também comandam: Correios; Infraero; Amazul; Indústrias Nucleares do Brasil; Companhia das Docas do Estado da Bahia; Companhia Docas do Rio de Janeiro; Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A.; Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares; Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo; Empresa Gerencial de Projetos Navais, Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.; Empresa de Planejamento e Logística S.A.; Financiadora de Estudos e Projetos e Indústria de Material Bélico do Brasil.


Filho de Bolsonaro, Jair Renan atua para empresa ter acesso ao governo

de Pedro Capetti n'O Globo (se necessário, copie o link da notícia e cole em Outline.com para ler)

O filho 04 do presidente, Jair Renan Bolsonaro, foi presenteado com um carro elétrico avaliado em 90 mil por um grupo empresarial que atua em mineração e construção, além de dividir interesses com o governo federal.

A firma em questão é beneficiada pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) com um abate de 75% no seu imposto de renda desde setembro de 2019.

Como apontado no Diário Oficial, o grupo composto por 17 empresas mineradoras recebeu, só em 2021, 15 (QUINZE) autorizações da Agência Nacional Mineradora (ANM) para buscar novas áreas de exploração. Até aqui nada é ilegal, mas a proximidade de Jair Renan com a Gramazini Granitos e Mármores Thomazini chamou a atenção do MPF, que abriu processo para apurar “possíveis crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro”.

O grupo sediado no Espírito Santo, tem ações no Ceará, Bahia e Minas Gerais, além de atuações nos EUA e Israel. Em suas primeiras viagens de negócios, Jair Renan foi ao Espírito Santo, onde conheceu os projetos da Gramazini e até ganhou um grafite nas cores verde, amarelo e azul em umas das pedras do depósito da mineradora.

Apenas semanas depois, Jonh Lucas Thomazini (que é um dos sócios) foi à Brasília para a inauguração da empresa de eventos de Jair Renan, situada num camarote do Estádio Mané Garrincha e que tem placas de granito doadas pela Gramazini

Nesta ocasião, Jair Renan recebeu o carro (que foi importado por outra firma de Thomazini, a Neon E. Motors, especializada na importação de veículos elétricos). Allan Lucena, que é subsecretário de Programas e Incentivos Econômicos do DF e chefia um instituto no mesmo camarote da empresa de Jair Renan, também recebeu um veículo de presente.

Na reunião seguinte, um mês após o presente, a Gramazini Granitos e Mármores Thomazini conseguiu reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e Jair Renan, marcada através de um assessor do presidente, Joel Fonseca. Também compareceu a arquiteta Tânia Fernandes, responsável pelo projeto da firma de Jair Renan no referido camarote.

Em nota, Rogério Marinho informou que os encontros são de um tipo comum e que a Thomazini busca se adequar às normas de participação em programas habitacionais ou para financiamento com recursos do FGTS, pois Thomazini tem projetos para construção de casas populares (de pedra).

Em novembro, a Folha já apontara a participação gratuita da agência Astronautas na cobertura de fotos e vídeos do evento de inauguração da empresa de Jair Renan. A agência Astronautas presta serviços aos ministérios da Saúde, Educação e Turismo

A Bolsonaro Jr Eventos e Mídia foi inaugurada em novembro de 2020, com um capital social de R$ 105 mil, e Jair Renan como único sócio. A Receita Federal aponta que a empresa atua na organização de feiras, congressos, exposições e festas. "O principal intuito desse projeto é ajudar as pessoas (...). Quero fazer o Brasil grande para os brasileiros" anunciou Jair Renan durante o evento.

A mãe, Ana Cristina Siqueira Valle acumula cargos públicos de confiança e atua na empresa do filho desde fevereiro, além de ser investigada no esquema de "rachadinha" no gabinete de Flávio Bolsonaro


Bolsonaro sanciona prorrogação de incentivos a empresas da Sudam e da Sudene

de Júlia Lindner e Indiana Tomazelli no Estadão em janeiro de 2019 (se necessário, copie o link da notícia e cole em Outline.com para ler)


Os incentivos implicam no abate de 75% da arecadação do Imposto de Renda das empresas nas áreas de atuação da Sudam (Amazônia) e Sudene (Nordeste). Com isso o Governo abriu mão de 6,8 bilhões entre 2019 e 2020.

A medida busca facilitar a adesão de novas empresas, sendo que quem já for beneficiado, o será até 2028.

"O projeto foi apresentado pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e aprovado no fim de 2018 após uma série de tentativas da equipe econômica anterior de desarmar essa que era considerada uma das principais "pautas-bomba" no Congresso Nacional" aponta a matéria.

"Acho que o presidente sancionou em razão da necessidade ou da oportunidade de se levar benefícios para regiões que, tudo bem, tem muito tempo que têm esse benefício, mas não têm infraestrutura, têm logística deficiente e não atrairiam investimentos sem esse beneficio. É um alavancador da economia, reduz impostos para arrecadas outros" Pauderney Avelino (DEM-AM).

Apesar da necessidade de revogar renúncias em outras áreas para compensar a arrecadação "perdida", a matéria não aponta outras medidas do governo nesse sentido, mas indica intenso lobby.


Ministro da Saúde pede demissão e deve ser substituído nos próximos dias

da Redação na Carta Capital

Pazuello alegou problemas de saúde que o levaram a pedir demissão do Ministério, neste domingo 14. Dois médicos cardiologistas estão cotados para assumir a pasta nos próximos dias: Ludhmilla Abrahão Hajjar, professora da USP, e Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Os nomes são pleiteados por deputados do Centrão, que apesar de serem a base do governo, acreditam que a pandemia foi mal conduzida. Com Lula solto e elegível, há mais possibilidades do setor para pressionar o Presidente.

HORAS DEPOIS A DEMISSÃO FOI DESMENTIDA PELO PRÓPRIO MINISTRO


Bolsonaro escolhe médico Marcelo Queiroga para substituir Pazuello


da redação no G1

Decidido nesta tarde, Marcelo Queiroga vai assumir a pasta.


'Preparado para combate contra qualquer um': especialista dos EUA indica vantagens do caça Su-57

da Redação no Sputnik

Peter Suciu, especialista militar dos EUA, não economiza elogios às qualidades do modelo Su-57 para a revista 19fortyfive. O especialista aponta os aspectos que tornam o Su-57 (da fabricante russa Sukhoi) um páreo duro em qualquer tipo de combate executado por uma aeronave: furtividade, velocidade, tecnologia empregada e armamento moderno.

O Su-57 seria muito mais rápido que seu antecessor graças aos motores desenvolvidos especificamente para ele e que devem lhe garantir vida útil de 30 a 50 anos "O Su-57 é capaz de atingir velocidade de Mach 2 [cerca de 2,450 km/h] sem utilizar pós-combustão [um recurso de que alguns jatos dispõem para aumentar rapidamente sua potência e velocidade] e tem um alcance de até 3.500 km [de altura] em voo à velocidades subsônicas", escreve o autor. Além de stealth, a aeronave tem grande manobrabilidade.

"Graças ao uso de materiais compósitos, reduziu-se o número de peças e também o peso do aparelho. Além da velocidade e baixa visibilidade para os radares, o Su-57 é uma aeronave muito bem armada e preparada para o combate" destaca Suciu.

Aleksandr Mikheev, diretor da corporação estatal russa de exportação de armas Rosoboronexport, confirma que a empresa está pesquisando a possibilidade de vender caças Su-57E (que deve ser um modelo modificado do projeto original) a parceiros estratégicos. Enquanto isso, as Forças Aeroespaciais (russas) estão para receber 76 unidades do Su-57.

Como o artigo da Sputnik cita um especialista que escreve para a 19fortyfive, acho importante apresentar brevemente a revista: Financiada por especialistas em segurança nacional (sediada nos EUA), lançada durante o ano de 2020 enquanto o mundo enfrenta a pandemia de COVID19, a revista pretende expor panoramas "novos" num cenário de tensões, como foi o ano de 1945, fim da Segunda Guerra Mundial e momento em que se afirma o pioneirismo dos EUA num mundo globalizado, enquanto havia disputa no desenvolvimento de armas nucleares e tensões culturais explodiam em conflitos. A revista alega o exercício constante de checagem de fatos e a necessidade de expor novas ideias que possam trazer soluções para estas tensões, em contraposição às "same tired ideas" e nunca através de um paywall.


Balneário Camboriú: a praia que chamou atenção do mundo por sombra de arranha-céus quer recuperar Sol

de Fernando Duarte na BBC

Apesar de não ser uma grande metrópole, com seus meros 145 mil habitantes, Balneário Camboriú é conhecida como a Dubai brasileira. Uma cidade de arranha-céus, conhecida por seus entretenimentos e life-style, abriga seis dos dez prédios mais altos da América do Sul

Praia Central, como o nome diz, é a região central e abriga a maioria dos grandes prédios da cidade em sua orla. "Depois das 14h, os arranha-céus bloqueiam a luz do sol e deixam a praia na sombra. Simples assim" diz Sabrina Silva, que há mais de 15 anos não frequenta o local. "A ex-funcionária pública afirma que os arranha-céus deixam tudo mais frio e escuro" segundo a notícia, embora (mesmo com a pandemia de COVID19) a praia ainda receba turistas e frequentadores em grande volume.

Isaque Borba, que é historiador especializado no passado de Balneário Camboriú, acredita que "Os tempos mudaram. Muita gente não quer torrar no sol porque pode ser perigoso para a saúde. As sombras permitem que as pessoas se exercitem no calçadão sem suar muito (...) Se os arranha-céus fossem realmente um grande problema, por que as pessoas continuariam a frequentar? Talvez elas realmente gostem da Praia Central do jeito que é agora."

historiador claramente esqueceu que a ausência de luz solar afeta a vida natural local, mudando a temperatura da água, a rotina de peixes e outros seres marinhos, bem como a flora que também necessita a luz solar para se desenvolver no fino equilíbrio ambiental.

Muito procurada por ricos e famosos, nacionais e internacionais, por causa de seus bares, casas noturnas e restaurantesa cidade tem inclusive uma roda gigante panorâmica que, claro, está entre as mais altas da América Latina.

Após um referendo em que 71% dos eleitores aproiaram medidas para o alargamento da faixa de areia em 2001, a prefeitura ainda não começou o projeto (que aguardava autorização das autoridades ambientais) que prevê o aumento de 30 metros mar adentro. Como o projeto se dá por outras razões não há estimativa de quanto tempo a mais de luz solar a medida traria. Por outro lado, dado o crescimento vertical da cidade nas últimas décadas, críticos argumentam que o projeto incentivaria a construção de novos arranha-céus. Neste momento, mais dois estão previstos para conclusão em 2024. Sem restrições à altura dos prédios e com poucos terrenos lirves para uma expansão urbana, construtoras correm para levantar prédios numa cidade em que a especulação imobiliária corre solta. Durante a temporada, a cidade infla uma média de mais de cinco vezes a sua população fixa (um crescimento arredondado de 530%)

"Um exemplo? Em 2013, as torres gêmeas do Villa Serena, ambas com 49 andares e 159 metros de altura, se tornaram os edifícios residenciais mais altos de Balneário Camboriú e do Brasil (...) por menos de um ano, até serem ultrapassados por outras construções. No final de 2020, elas não estavam nem entre os dez primeiros edifícios mais altos de uma lista dominada pelos arranha-céus da cidade." escreve Fernando Duarte.

O cientista ambiental Marcus Polette ainda aponta, em estudo publicado em 2018, que o crescimento da cidade pode trazer problemas graves no abastecimento de água até 2028. Para lidar com essa situação, o prefeito alega que apresentou planos para construir um reservatório que atenda às necessidades da população; que "já aumenta quase 3% ao ano, e isso só vai piorar quando a reestruturação da Praia Central a tornar mais atrativa", acrescenta Polette.


Nova geração de casais de swing tem menos de 30 e é fã de Naruto

de Mayumi Sato na Uol

Mayumi, que trabalha no Sexlog (rede social adulta), reparou que recentemente elementos da cultura pop têm aparecido nos pseudônimos dos novos usuários. A partir deste elemento, ela se pôs a investigar a criação destes perfis e notou um aumento no número de usuários entre 25 e 30 anos, sendo que a maior parte da comunidade é composta de pessoas entre 40 e 45 anos.

Com a intenção de entender o perfil dos usuários, ela selecionou 2700 pessoas, procurando que metade do grupo tivesse idades entre 18-35 e a outra metade a partir dos 36.

Pela pesquisa, fica implícito que a maior diferença entre as gerações está no interesse pelo menáge. Entre os jovens, metade busca (ou tem interesse) em menáge feminino, com duas mulheres, enquanto apenas 26% dos mais velhos buscam a mesma relação. Sobre menáge masculino, com dois homens, essas proporções se invertem mais ou menos, 48% dos usuários acima dos 36 anos têm esse interesse contra apenas 29% dos mais velhos.

Para trocas de casais as porcentagens são similares: 30% dos jovens e 27% dos mais velhos.

De longe o maior interesse, compartilhado pelos dois grupos, é o sexo online (em torno de 82%).

Nas respostas da pesquisa também fica claro que há interesse por relacionamentos com química, em que se possa ter conversas interessantes e dividir momentos bons, não só pegação.

Nenhum comentário: