Covid-19: novo mapa global de riscos deve ter Brasil em 'zona vermelha', dizem cientistas
de Nathália Passarinho na BBC
O mundo tá voltando ao normal... espera-se que a Europa, América do Norte, Oceania e partes da Ásia voltem com o comércio a partir do meio do ano, conforme controlam suas situações internas de combate à Covid-19.
As áreas que não controlarem sua situação, vão se tornando párias, no sentido de terem vistos negados, não serem mais opções de turismo e sofrerem sanções e restrições econômicas.
Nas zonas verdes, a vida começa a voltar ao normal (ou o que puder ser considerado normal num mundo pós-pandêmico), enquanto as zonas vermelhas ficam mais restritas a si próprias e isoladas dos outros países.
"Ninguém está seguro enquanto todos não estiverem seguros" afirma Charlie Whittaker, pesquisador da variante P.1, descoberta me Manaus e alerta para os riscos que a variante oferece, sendo 150% a 220% mais infecciosa e com taxa de reinfecção de 25% a 61%.
A OMS declara a importância de países ricos de doarem excedentes de suas vacinas para países em crise a fim de de fato controlar a circulação do vírus sem depender das competências e capacidades financeiras dos governos.
Além dos riscos já expostos, a livre circulação do vírus e sua consequente adaptação através de mutações pode levar à necessidade de desenvolver mais vacinas capazes de agir nas novas variantes.
Sabe REC? Pois é...
Sede de jornal é incendiada no interior de SP e editor revela ameaças de "negacionistas defensores de Bolsonaro"
da redação em Yahoo!
Por volta das 4:30 um balde com combustível teria sido incendiado em frente à sede do jornal Folha da Região, onde também funciona a Rádio Cidade. O editor do jornal, José Antônio Arantes, e sua esposa, que moram na mesma construção foram acordados pelos cachorros e conseguiram eles mesmos apagar o fogo.
A polícia investiga o ocorrido, mas José acusa a situação de ser um atentado terrorista perpetrado por seguidores de Bolsonaro negacionistas das medidas de proteção contra a Covid-19. Ele alega que vem sofrendo ataques e ameaças online. Inclusive alega que foi perseguido na estrada por outro carro quando viajava à Rio Preto, mas que pensou ser uma brincadeira de mau gosto. Dias depois teria se dado conta da gravidade da situação quando o pneu de seu carro foi furado e os parafusos das quatro rodas haviam sido afrouxados.
José atua como jornalista há 40 anos, desde o fim da ditadura civil-militar, e reafirma que não vai abrir mão de lutar por seu povo.
PCC é incluído na lista de risco para a segurança dos EUA
Fala Brasil para o R7
Na mesma lista constam a Yakuza, a Tríade Chinesa e a Máfia italiana.
O PCC entra como sétimo na lista. Para Marco Antônio Ferreira Lima, que é procurador de justiça, o interesse do governo dos EUA não estaria no tipo de atividade criminosa, mas no dinheiro gerado pela organização. Bem como demonstra a ignorância do brasileiro com relação ao poder que o PCC representa dentro e fora do Brasil.
Por outro lado, o diretor da Associação Nacional de Peritos Federais, acredita que esta é uma oportunidade de render parcerias já que o sistema dos EUA estaria melhor equipado para análises de perícias patrimoniais e poderia fornecer troca de informações mediada pela Interpol.
A entrada do PCC na dita lista pode dificultar emissão de vistos de brasileiros para os EUA (e racial profiling).
Justiça vê elo de militares que estavam no GSI com tráfico de drogas em avião da FAB
de Arthur Guimarães e Andréia Sadi no G1
A investigação sobre tráfico de cocaína em aviões da FAB deu frutos e reforçou a suspeita do envolvimento de ~homens~ ligados ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência e teriam participação direta no esquema.
Quatro militares foram presos, dois são atuantes no GSI.
Pedido de prisão feito por Enilson Pires, do Ministério Público Militar (MPM). Segundo ele, o sargento Márcio Gonçalves da Silva, lotado no GSI, seria o responsável por escolher quem faria as viagens. bom lembrar que Manoel Silva Rodrigues, sargento preso na espanha com 39Kg de pó, tinha muita preocupação com as datas e destinos das viagens para que pudesse se organizar com os fornecedores da droga.
Depoimentos indicam condição financeira incompatível com os 4 mil mensais que o militar receberia registrados nos contracheques recuperados na investigação.
Outro preso é o tenente-coronel Alexandre Piovesan, que integrava o Grupo de Transportes Especiais da FAB, responsável pelo transporte de autoridades do governo.
Ambos os militares acima foram exonerados do GSI logo após o flagrante ocorrido na Espanha.
Piovesan era amigo pessoal de Manoel, preso na Espanha, e chegou a visitar a esposa deste logo após sua prisão. Também era comum oferecer benefícios à Manoel e dificultou a investigação ao apagar conversas suspeitas em seu telefone.
Ainda não se sabe a procedência da droga ou se houve facilitação por parte de membros do governo ou da FAB.
Cadeirante ameaça explodir uma agência do INSS em SP
da redação na Cultura
Um cidadão cadeirante teve seu benefício cortado e adentrou uma agência do INSS em São Paulo com supostos artefatos explosivos amarrados ao corpo, exigindo a presença da imprensa e ameaçando explodir tudo.
Após negociações com a PM, o homem se entregou e não houveram novas informações.
Sri Lanka vai banir a burca
da redação em Euronews
As autoridades do Sri Lanka reconhecem a burca como um símbolo do extremismo religioso e por isso decidiram baní-la. "Trata-se de um símbolo extremista que surgiu muito recentemente. Portanto, vamos baní-lo com certeza" afirmou o ministro de segurança pública do Sri Lanka, Sarath Weerasekara.
As proibições acontecem dois anos depois de uma sequência de atentados terroristas no país sob autoria do Estado Islâmico.
Os muçulmanos representam cerca de 9% da população de 22 milhões de pessoas e é majoritariamente budista.
As autoridades também pretendem fechar mil escolas islâmicas no Sri Lanka pois elas não estariam de acordo com a política nacional de educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário