E aí Chu! Esse assunto é bem bacana porque foge um pouco da minha e da realidade de muita gente.
Acredito que esse fenômeno que você chamou de "orgulho favela" é algo que PODE ter a seguinte dinâmica: o sujeito está ali, vitima do seu contexto infeliz e, portanto, alienado de valores "de bem". Ele não conhece mais nada, só a cultura do mais forte e outras concepções naturalistas da humanidade... e essa visão acabou por se institucionalizar: é assim que é, e acabou... você está certo, não existe altruísmo, é tudo interesse: menina, seja piriguete, que eu melhorarei tua vida e você a minha; moleque, seja machista, mulher nenhuma presta... e é assim que as coisas são; riquinho não entende nossa difícil realidade, é aqui que a humanidade mostra como é podre.
E como virar e falar de fora: "vocês estão enganados!" ? muita gente tenta, e funciona bastante, até. Mas é complicado... eu falo por pura releitura, nunca conheci ninguém de favela e mesmo com o pessoal mais pobre minha experiência de convívio é muito pouca... mas é isso aí.
Gostei do vídeo, Chu... to sempre acompanhando você no vlog. Flw véi \o
3 comentários:
nem quero nunca mais ver esse vídeo O:
quanto mais vejo ele, mais me arrependo =\
Relaxa você mesmo disse que não tava rolando ;D
E aí Chu! Esse assunto é bem bacana porque foge um pouco da minha e da realidade de muita gente.
Acredito que esse fenômeno que você chamou de "orgulho favela" é algo que PODE ter a seguinte dinâmica:
o sujeito está ali, vitima do seu contexto infeliz e, portanto, alienado de valores "de bem". Ele não conhece mais nada, só a cultura do mais forte e outras concepções naturalistas da humanidade...
e essa visão acabou por se institucionalizar: é assim que é, e acabou... você está certo, não existe altruísmo, é tudo interesse: menina, seja piriguete, que eu melhorarei tua vida e você a minha; moleque, seja machista, mulher nenhuma presta... e é assim que as coisas são; riquinho não entende nossa difícil realidade, é aqui que a humanidade mostra como é podre.
E como virar e falar de fora: "vocês estão enganados!" ?
muita gente tenta, e funciona bastante, até. Mas é complicado... eu falo por pura releitura, nunca conheci ninguém de favela e mesmo com o pessoal mais pobre minha experiência de convívio é muito pouca... mas é isso aí.
Gostei do vídeo, Chu... to sempre acompanhando você no vlog. Flw véi \o
Postar um comentário